2ª Corrida de São Pedro

2015 - Macaé-RJ

São Pedro, padroeiro dos pescadores

 

Considerado homem santo pelos católicos, Pedro, antes de conhecer Jesus, era pescador, junto com seu irmão André. Ao tornar-se discípulo de Cristo, o próprio Jesus o disse que faria dele pescador de homens. Pela relação com a pesca, São Pedro é tido como padroeiro dos pescadores e, consequentemente, das cidades em que a atividade pesqueira é uma das principais economias.

 

Cidade de Pescadores

 

Quem viveu ou conheceu Macaé antes da década de 1980 não via a cidade como a capital nacional do petróleo, mas sim, uma cidade de pescadores. Os arrastões coletivos de pesca na praia da Barra e a procissão de barco junto com as comemorações de São Pedro (28 de junho) eram marcos da cidade. Hoje ainda resiste a colônia de pescadores ofuscada pela economia do petróleo na cidade.  

 

Rua da Praia: Cenário histórico da corrida

 

A Avenida Presidente Sodré, também conhecida como a Rua da Praia, é o cenário histórico desta antiga Macaé dos Pescadores. Em uma de suas extremidades vemos a ponte da Barra (que está na logo da corrida de São Pedro este ano). Na outra, vemos o mercado municipal de peixe, o qual está passando por reformas. Em seu contorno observam-se as águas do rio Macaé se encontrando com a água do mar, enfeitado com barcos de pesca. Do lado oposto observa-se as atuais sedes administrativas da prefeitura e o prédio histórico do Palácio do Legislativo (largada da corrida).